Dicas

6 motivos para você viajar sozinho

Adora viajar, mas não tem companhia? Para um número cada vez maior de brasileiros, isso não é um problema. Em uma pesquisa do Ministério do Turismo divulgada em 2014, 17,8% dos brasileiros revelaram a intenção de viajar sem a companhia de um amigo ou familiar. Em janeiro do ano passado, eles representavam 12,6%.

“A facilidade de encontrar informação online e, principalmente, nas redes sociais, colabora para que as pessoas se sintam mais confiantes e optem por viajar sozinhas”, afirma Maria José Giaretta, professora do curso de Turismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mas quem viaja sozinho precisa, sobretudo, estar atento aos próprios limites e a tudo o que acontece ao redor. E é justamente essa postura de atenção interna e externa que pode trazer os maiores benefícios da viagem.

Apesar de um bom companheiro ser muito divertido e empolgante, eu sempre fui uma grande defensora de viagens por conta própria, ha muitas vantagens em viajar sozinho!

Aqui estão seis razões que você deve planejar sua próxima viagem com você e só você!

1. Autoconhecimento

Viajar sozinho é assustador e desafiador … e pode ser até frustrante às vezes. Quando a viagem é muito longa existem momentos que o viajante quer desistir e ir para casa mais cedo. Você acaba se sentindo perdido e solitários. Mas é ai que o desafio começa, porque após esses dias de solidão, coisas incríveis acontecem e te dão forças para continuar. Empurrando através desses momentos sombrios e ser completamente auto-suficiente nas situações mais desconfortáveis ​​constrói o caráter, coragem e a autoconfiança; em última análise, forçando-o a perceber que você é capaz!

2. Novas amizades

Quando você está sozinho aprende que pessoas ao redor são muito importantes, com isso você se torna mais aberto a novas amizades, conversa mais a vontade e se torna facilmente acessível.  Você fará amigos para a vida toda, pessoas que como você estavam na estrada em busca de algo a mais ou apenas curtindo as férias.

3. Valorizar o que é importante

Longe das pessoas que você ama com apenas uma mochila nas costas, ou uma mala na mão, viagem por conta própria ajuda você a apreciar plenamente o que é importante na vida. Você percebe que não precisa de muito para ser feliz e esquecer rapidamente sobre seus bens materiais deixados para trás em casa. E aprende a pensar mais nas pessoas que você ama e como você pode fazer para vê-las felizes.

4. Liberdade

Quando se viaja sozinho, você é o chefe. Você decide para onde ir, o que fazer, onde comer e que se encontrar. Sem disputas sobre itinerários de viagem. Ficar na cama o dia todo, ou tomar um trem para o próximo país – você tem a liberdade de fazer o que quiser!

5. Aproveite o presente

Viajar por conta própria em um lugar desconhecido, pode se tornar uma maneira de se refletir muito sobre o seu passado e o seu futuro! E pode acreditar, isso pode tomar muito tempo da sua viagem. Então tente praticar o presente, aproveite para observar cada detalhe a sua volta, sentir o vento batendo no rosto o barulho do mar, entre outros. Você vai ver que o presente pode te ensinar muita coisa.

6. A sua bagagem na experiência

Você pode até mostrar as fotos, os vídeos e contar muitas histórias várias vezes, mas apenas você saberá o que aconteceu e como foi sentir aquele Sol ardente no deserto ou pegar um gelo da geleira e colocar no whisky com a galera da noruega que conheceu no hostel. Além de muitas outras sensações que só você saberá como foi, cada ansiedade, a cada chegada em um novo destino, os novos amigos de quarto, os passeios, as noites mal dormidas, a saudades de casa, o frio de queimar, o calor de rachar e por ai vai!

Por isso, o Embarque Aqui recomenta que pelo menos uma vez na vida cada pessoa deve pegar sua mochila e embarcar, pode ser longe ou perto, mas o importante é estar na estrada sempre!

Sem Comentários
Artigo Anterior
05/04/2017
Próximo Artigo
05/04/2017

Sem Comentários

Deixe uma resposta