Dicas

Conheça os 10 aeroportos mais inovadores do mundo

Todos os anos, o número de apreciadores da aviação e de passageiros que utilizam esse meio de transporte aumentam. Por isso a indústria aeronáutica está se inovando no quesito de construção de aeroportos ao redor do mundo. Certamente gostamos de ser atendidos com rapidez nas filas do check-in, imigração e gostamos muito quando nossa bagagem chega sem extravios e no horário, mas agora podemos apreciar uma ida ao aeroporto muito mais do que antes, as arquiteturas são aconchegantes, inovadoras e sustentáveis. Além de apresentarem belas instalações artísticas e ambientes agradáveis.

Ao saímos do avião ligamos o nosso senso crítico quanto ao destino visitado e isso começa assim que pisamos no aeroporto do destino. Por isso muitos aeroportos estão investindo bilhões – e ás vezes trilhões – de dólares na renovação ou reconstrução de suas estruturas a partir do zero e renovando suas decorações.

A competição entre o mundo o mais cosmopolita dos destinos é feroz, com cada cidade tentando ultrapassar o próximo através da instalação de piscinas na cobertura, salas de cinema enormes e jardins botânicos. O que antes era visto como uma passagem de tédio agora é possível se divertir ou tirar um cochilo relaxando nos quartos que são alugados para descanso de algumas horas do seu terminal.

Nós escolhemos alguns dos projetos aeroportos mais inspiradores do mundo para você conhecer abaixo. Quem sabe, você pode até estar em um deles um dia!

10. Aeroporto de Wellington – Nova Zelândia

Estamos começando a nossa lista de aeroportos mais legais do mundo, com talvez um dos mais estranhos do mundo. Até poucos anos atrás, o aeroporto de Wellington era apenas uma construção monstruosa, sem nada para se ver e se fazer. Então, em 2003, eles criaram uma escultura gigante do Gollum, um dos personagens do filme O Senhor dos Anéis. Oito anos mais tarde, a sala de embarque chamada de “The Rock” foi construída, uma ideia tão diferenciada que os outros aeroportos deveriam seguir a mesma linha.

 

9. Aeroporto Barajas de Madrid – Espanha

Com capacidade de servir mais de 70 milhões de passageiros por ano, Barajas também possui o maior terminal do aeroporto no planeta Terra distribuído em 760 mil metros quadrados. O projeto realizado pelos designers Antônia Lamela e Richard Rogers é incrível, caracterizando de metal esculpido e toques de cor amarela. O projeto do terminal 4 foi implementado para aliviar o stress de passageiros através do uso da iluminação, com painéis de vidro em vez de paredes e inúmeras cúpulas no teto permitem que a luz natural possa passar e iluminar o ambiente, além de ser sustentável. Se você está entediado em uma escala, considerar verificar o spa, conhecer uma das inúmeras exposições de arte ou passear pelas autênticas boutiques espanholas disponíveis nos terminais dos aeroportos.

8. Aeroporto King Abdulaziz – Jeddah

Enquanto costumes, manuseio de bagagem e instalações semelhantes estão localizados em um prédio com ar condicionado, a maioria do aeroporto King Abdulaziz está localizado sob um telhado em forma de tenda impressionante projetado por Horst Berger. Devido a Jeddah ser a cidade mais próxima da cidade santa do Islã de Meca, os mais recentes terminais do aeroporto foram projetados para acomodar os peregrinos que chegam anualmente. O telhado da barraca brilhante, esse aeroporto ar ganhou inúmeros prêmios de design Jeddah e os viajantes podem respirar tranquilos sabendo que estão bem protegidos do Sol do deserto.

7. Aeroporto de Menara – Marrakesh, Marrocos

Misturando Modernismo e arquitetura islâmica tradicional, o novo aeroporto de Marrakesh, Menara é um espetáculo para ser visto. Projetado pela empresa de E2A baseada em Marrocos, o aeroporto parece um favo de mel branco gigantesco do exterior. O design inovador lança belíssimas sombras no chão interior do espaço, onde os passageiros se sentem como se tivesse sido transportado para outro mundo. No teto, 72 pirâmides fotovoltaicas geram energia – tornando este aeroporto não só atraente, mas também eficiente.

6. Aeroporto de Changi – Cingapura

Ah, Cingapura. A terra de arquitetura impecável e design pensado cuidadosamente. Considerado melhor aeroporto do mundo, Changi possui um jardim de borboletas, um “muro verde,” de cinco metros de altura, piscina na cobertura, espações para cochilo e inúmeros jardins. Andando por seus corredores é possível que você se sinta à vontade, graças À vibração zen aplicada pelos designers de Changi. Ao ver deste aeroporto, o passageiro não irá se arrepender ao passar algumas horas esperando uma conexão.

5. Aeroporto de Incheon – Seul, Coréia do Sul

Seul recebeu inúmeros prêmios globais no passado pela sua atenção ao design e inovação na engenharia. Incheon está classificado no topo da lista do mundo dos aeroportos, devido à sua qualidade e instalações de serviço. Em forma de arco para transmitir a estrutura de casas tradicionais coreanas, Incheon dispõe de um casino, pista de gelo, spa e sauna. Seus inúmeros restaurantes atende à vários gostos culinários, incluindo cozinha chinesa, japonesa e ocidental. O aeroporto é o lar do impressionante salão Panorama, que permite jantares com vista para pista.

4. Aeroporto Internacional de Hong Kong – Hong Kong

Localizado à beira do oceano entre um grupo de pequenas ilhas tropicais, Aeroporto de Hong Kong não é apenas lindo, mas apresenta vistas aéreas inspiradora aos passageiros que estão pousando. O aeroporto é um dos mais movimentados do planeta e tem algumas das melhores comodidades da indústria da aviação. Sua alimentação é abrangente e só serve comida incrivelmente alta qualidade. Você pode usufruir de um simulador de cabine de avião para ter a experiência completa de como é ser um piloto e pode, também, assistir a um filme no maior cinema IMAX em território chinês. Do centro de Hong Kong, um trem expresso conecta ao aeroporto em questão de minutos.

3. Aeroporto O’Hare de Chicago – Estados Unidos

Se você já viajou por todos os Estados Unidos, as chances são que você já tinha passado no excelente Aeroporto O’Hare de Chicago é altíssima. É um dos mais movimentados paraíso e é um destino quase perfeito para um amante de design, com uma incrível instalação de luz multicolorida acima das suas pistas que se deslocam entre os terminais. Em poucos segundos, o dispositivo elétrico visual muda de cor e pontos de luz surgem em diferentes direções o local. O aeroporto é tão grande que há um metro expresso que conecta diversas áreas, de um ponto a outro, tornado a locomoção dos passageiros de forma rápida e eficiente. Você também pode se deparar com uma diária para o hotel Hilton no aeroporto, que permite que os visitantes usem suas saunas, salas de ginástica.

2. Aeroporto de Finavia – Helsinki, Finlândia

O aeroporto de Helsinki na Finlândia é o mais movimentado do país, servindo 15 milhões de passageiros anualmente. Embora ele só tenha ganhado atenção internacional nos últimos anos, o aeroporto se tornou conhecido em todo o mundo por suas exposições de arte incríveis, uso inteligente de mídia social e salão incrível pela companhia aérea Finnair. O salão é praticamente um episódio de Os Jetsons, que caracteriza o design monocromático intocado e cadeiras retro em forma de ovo. O aeroporto também é o lar de um cinema-arte casa mostrando curtas finlandeses, um terraço panorâmico para os meses de verão e área de relaxamento gratuitamente. Além disso, você pode dar um passeio em torno dos terminais e conferir algumas das melhores esculturas modernas do país.

1. Aeroporto Internacional de Pequim – China

Quando você desembarcar do seu avião e entrar Aeroporto Internacional de Pequim, você estará andando em um dos maiores edifícios do planeta. Terminal 3 é a estrela do aeroporto, que se estende ao longo de dois quilômetros de comprimento, com o objetivo de representar o símbolo mais reconhecido da China – um dragão. Projetado pelo escritório de arquitetura Foster + Partners. O telhado deslumbrante do terminal parece de tecido e permite que a luz solar irradie através dele, lançando luzes vermelhas e amarelas no chão trazendo as cores tradicionais da cultura chinesa. O terminal é coberto por um exuberante jardim no último piso, ocupando mais de 28.000 metros quadrados e visíveis para os aviões que se aproximam da pista de pouso.

Sem Comentários
Artigo Anterior
06/04/2017
Próximo Artigo
06/04/2017

Sem Comentários

Deixe uma resposta