Destinos

Razões concretas para amar o Rio de Janeiro

Um dos destinos mais conhecidos e procurados por brasileiros e estrangeiros, terra conhecida por diferentes tons de vozes e ritmos, encantadora por sua beleza natural e diversidade do povo. A cidade maravilhosa tem qualidades que à fazem merecer o prêmio. Por isso citamos as principais maravilhas da cidade que podem ser aproveitadas por turistas e moradores, por brasileiros e estrangeiros, por qualquer um que ame o Rio de Janeiro.

AS BELEZAS NATURAIS ALÉM DE LINDAS, PODEM SER RADICAIS

Você ama caminhar próximo à natureza? A cidade oferece mais trilhas do que a famosa Floresta da Tijuca. Há a da Pedra da Gávea, a da Praia do Perigoso, a das Praias Nativas de Barra de Guaratiba, a do Morro da Urca (que é incrível!)… Para quem é ainda mais aventureiro e radical, os voos de asa-delta já são populares no Rio a décadas. O ponto de partida é a Pedra Bonita. Por ali é possível arriscar um salto duplo com um instrutor especializado ou apenas apreciar os corajosos que passam a tarde saltando. Ainda para os mais aventureiros, é possível realizar uma escalada radical no Pão de Açúcar, mas para isso é preciso experiência e equipamento especializado.

ABENÇOADO POR DEUS E BONITO POR NATUREZA

Não é à toa que a cidade é considerada por muita gente uma das mais bonitas do mundo. Entre o mar e as montanhas, tem uma geografia espetacular e de tirar o fôlego. Pelo menos duas de duas formações rochosas mais famosas viraram cartões-postais da cidade: o Corcovado, onde se encontra o Cristo Redentor, e o Pão de Açúcar, com o seu belíssimo passeio de bondinho. A natureza ainda reservou para a cidade aquela que é conhecida como a maior floresta urbana do planeta. Com 3.200 hectares, a Floresta da Tijuca abriga belas cachoeiras, mirantes, grutas de tirar o fôlego, e trilhas(como: Cova da Onça, o Caminha das Almas e a Estrada do Excelsior) irresistíveis para turistas e cariocas que buscam qualidade de vida no ar puro e contato com a natureza.

PRAIAS LINDAS, FREQUENTADAS DURANTE O DIA E A NOITE

Famosas no mundo todo, Copacabana e Ipanema são apenas duas das belas praias do Rio. Há muitas outras, como: Leblon, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Joatinga, Prainha, entre muitas outras. Depois de aproveitar o dia curtido um Sol e mar, a dica é aproveitar o final da tarde no Arpoador, em um dos bares que se encontram por ali, um a ser aproveitado é o restaurante Azul Marinho, depois uma boa ideia é engatar em uma caminhada pelo calçadão ou na areia para apreciar o pôr do Sol.

O RIO NÃO É SÓ PRAIA

A cidade tem um cardápio cultural tão rico quanto sua beleza natural, o que inclui uma variedade grande de peças teatrais, musicais, shows e exposições. E com endereços incríveis para quem curte arte. Ainda não foi no MAR – Museu de Arte do Rio, inaugurado em 2013? Então não perca essa oportunidade e não deixe de dar uma passada por lá. E há a Casa Daros e suas mostras contemporâneas, o Instituto Moreira Salles e seu belo acervo de fotos, o MAM (Museu de Arte Moderna), o tobado Parque da Lage e o CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil).

A GASTRONOMIA É RICA, TANTO NO ASFALTO QUANTO NO MORRO

O guia gastronômico local é muito diversificado e exibe chefs premiados, restaurantes ótimos a beira mar, comidinhas de boteco, entre outros.  De carona com a onda dos turistas estrangeiros que buscavam- e buscam cada vez mais- passeios nas favelas pacificadas, moradores de comunidades abriram bares-restaurantes ou investiram na melhoria das instalações e do cardápio dos estabelecimentos que já existiam. Lá em cima, reina a comida brasileiríssima. No morro Dona Marta, tem o Bar do Zequinha. No Vidigal, o Da Laje e o Barlacubaco, onde aos sábados é servido uma deliciosa feijoada a 26 reais.

É MUITO MAIS QUE A ZONA SUL

Ok, o pedaço mais procurado da cidade é  lindo e um agito total. Mas há no Rio lazer não apenas de vários tipos, mas também em vários lugares. O MAR ( o museu), fica no centro, trecho repleto de opções para a lista de “onde ir” dos turistas. Lá se encontram o Teatro Municipal, o Centro Cultural dos Correios, Real Gabinete Português de Leitura, o Mosteiro de São Bento, e muitas outras atrações. E a Zona Norte? Lá você encontrará o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestina, a famosa feira de São Cristóvão. Conheça também o Cadeg, um mercado de flores que ficou famoso também por seus restaurantes pés-sujos e lojas de bebidas.

HISTÓRIA PARA TODOS OS LADOS

Afinal, são 450 anos, completados no dia 1° de março. E durante boa parte deles, desde 1763 até a fundação de Brasília, em 1960, o Rio foi a capital do Brasil, além de abrigar toda a realeza portuguesa durante sua estada por aqui. Assim, visitar a cidade pode equivaler a algumas boas aulas de história. Os passeios mais indicados são: o Paço Imperial, a Quinta da Boa Vista e o palácio de serviu de residência à família real, o Jardim Botânico e suas palmeiras imperiais e a Ilha Fisca.

A FAMOSA “NIGHT” OFERECE AGITO PARA TODOS OS GOSTOS

Danças, tomar um drinque, bater papo, paquerar, curtir a dois. Tem para todo mundo, para quem gosta de samba, sertanejo, MPB, jazz, bossa nova, funk e por ai vai. Barzinhos como o Palaphita Gávea, a Gávea, e o Complex Esquina 111, em Ipanema, costumam ficar lotados, assim como o Bar do Mineiro, o Bar dos Descasados, o Novo Centro e o Armazém São Thiago, todos em Santa Tereza. Outro lugar super badalado é a famosa Lapa, com seus bares e casas de samba sempre lotados, se estiver por lá não deixe de conhecer Rio Scenarium, o Café Cultural, Sacrilégio, Estrela da Lapa e o Carioca da Gema. Se ainda estiver pouco, fique tranquilo que tem mais. A cidade abriga festas fixas, nas quais os cariocas batem ponto. Uma delas é o Baile da Favorita, agito funk que acontece uma vez por mês (no segundo sábado) na quadra da escola de samba Acadêmicos da Rocinha e reúne cerca de 2 mil pessoas por festa. No verão, o Bailinho, atrai uma média de 1500 pessoas para lugares como o MAM, o Morro da Urca e o Pier Mauá.

É CIDADE PARA QUEM É ATIVO E AMA ACADEMIA A CÉU ABERTO

Os clubes e as academias estão sempre lotados, mas não é endereço fixo para se exercitar no Rio: basta vestir uma roupa apropriada para atividade e ir para rua. Não faltam lugares para atividade física: as praias, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Aterro do Flamengo estão entre os mais cotados. Dá para correr, caminhar, andar de bike, skate, jogar futebol, vôlei, futevôlei, surfar, fazer ioga e praticar o famoso SUP (Stand Up Paddle) não se preocupe você não precisa ter a prancha e muito menos ser o mais habilidoso, em todas as praias é possível encontrar barracas que alugam os equipamentos necessários e dão aulas para os iniciantes, é um exercício e tanto… e você pode aproveitar e curtir o visual incrível dentro do mar.

E FINALMENTE, TEM O CARIOCA

Que o carioca é simpático e hospitaleiro, não há quem duvide após desembarcar na cidade. E ele ainda tem o sotaque chiadinho e uma grande vocação para lançar moda e modismos, graças a seu jeito relaxado, animado e uma maneira de se vestir única e incrível. O carioca sabe aproveitar o bom da vida, o lado urbano e praieiro, o dia e a noite, isso tudo com um ótimo bom humor e alegria. São considerados um grande patrimônio do Rio, com certeza são a marca registrada.

Sem Comentários
Artigo Anterior
05/04/2017
Próximo Artigo
05/04/2017

Sem Comentários

Deixe uma resposta